Tratamento Ortodôntico

Tratamento Ortodôntico o que saber antes de começar

 

APARELHO ORTODÔNTICO |“Seu sorriso é a coisa mais bonita que você vai usar.”.

Atualmente  na ortodontia foram desenvolvidas técnicas para a correção da má oclusão, com tratamento para adultos e crianças. Então, se tornou necessário desenhar aparelhos ortodônticos com técnicas mais estéticas para atender às demandas específicas de cada paciente. No Brasil hoje temos diversos tipos de aparelhos ortodônticos, cada um desenhado e adaptado com técnicas, características e valores podendo atender a todas as pessoas.
 

O QUE É UM APARELHO ORTODÔNTICO?

O aparelho ortodôntico, ou aparelho dentário, é um dispositivo utilizado por ortodontistas em seus pacientes para fazer o alinhamento dos dentes quando eles se desenvolvem com uma má formação. Serve para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais (https://pt.wikipedia.org/wiki/Aparelho Ortodôntico).

TIPOS DE APARELHO ORTODÔNTICO

Aparelho fixo metálico

Esse é o tipo mais comum de aparelho. Ele é caracterizado pela presença de fios, bandas e bráquetes. Além disso, esse modelo necessita do uso das borrachinhas coloridas, que tanto incomodam alguns pacientes.A grande vantagem desse aparelho é que ele proporciona resultados bastante satisfatórios e é indicado para quase todos os tipos desalinhamento dentário.A desvantagem é que o paciente pode sofrer com feridas na boca e nas mucosas. Sua higienização também pede bastante cuidados, caso contrário, a pessoa pode desenvolver cárie e doenças nas gengivas.Seu custo é relativamente mais baixo do que outros modelos, como o estético e autoligado, por exemplo. Apesar de não ser o mais popular entre os adultos, as crianças e adolescentes podem gostar desse tipo de aparelho, pois podem mudar a cor das borrachinhas a cada consulta.

Aparelho fixo estético

Os aparelhos fixos estéticos se dividem entre os modelos de policarbonato, porcelana e safira. Esses tipos de aparelho têm bráquetes transparentes, o que torna o acessório quase imperceptível, principalmente a longas distâncias. Vamos conhecer a diferença entre cada um deles!Aparelho de policarbonatoO aparelho de policarbonato é confeccionado com uma resina plástica. Seus bráquetes são maiores do que dos outros modelos estéticos e também, menos resistentes. Suas peças têm a cor branca e como o fixo metálico, ele também precisa das borrachinhas, mas nesse caso, elas precisam ser brancas, para tornar o aparelho mais discreto.Aparelho de porcelanaO aparelho de porcelana apresenta uma cor branca e leitosa. Seus bráquetes são menores do que o modelo de policarbonato e também, mais resistentes. Também necessita do uso das borrachinhas e seu custo é mais alto do que o fixo de policarbonato.Uma das principais vantagens desse aparelho é que suas pecinhas não mudam de cor com o passar do tempo.Aparelho de safiraO aparelho de safira é o campeão dos três no quesito discrição, mas em contraponto, é o modelo com custo mais elevado. Suas peças são confeccionadas com porcelana monocristalina e por isso, se parecem com o vidro. Então, elas se misturam facilmente a cor dos dentes do paciente, tornando seu uso quase imperceptível.Apesar de os modelos estéticos serem mais caros do que o aparelho metálico, o custo-benefício vale a pena, pois além de serem mais discretos, esses aparelhos ainda facilitam a higiene bucal do paciente durante o tratamento ortodôntico. Entre os três, o de safira é o mais caro e o de policarbonato, o de custo menos elevado.

 Aparelho autoligado

O modelo autoligado também é confeccionado em metal, Os aparelhos autoligados referem-se a uma técnica ortodôntica que utiliza dispositivos que possuem uma presilha bastante flexível, capaz de prender um fio de aço de alta qualidade à canaleta do bráquete (peça colada ao dente para promover a movimentação dentária, visando à sua correção da má oclusão no arco dentário).Sendo assim, não há necessidade de ligaduras (borrachinhas), pois ao fechar a canaleta, o fio que envolve o arco dentário é preso pelo bráquete e este já está preso ao dente.

aparelho autoligado

Ao contrário de outros tratamentos, os bráquetes autoligados não possuem ligaduras elásticas externas, para os unir ao arco e a canaleta do braquete, sendo encarregados de exercer pressão sobre os dentes para trazê-los à sua posição correta.A presilha flexível é a responsável por travar o fio dentro da canaleta e, assim, o conjunto exerce a força para movimentação do elemento dentário. No mercado existem diferentes marcas nacionais e importadas de aparelho ortodôntico autoligado, os quais atendem as técnicas necessárias e com valores variados.Entretanto, a ideia básica é sempre a mesma: eliminar a necessidade de elásticos e borrachinhas, conferindo ao paciente a possibilidade de evitar os desconfortos dos métodos tradicionais.

 

Aparelho lingual

O aparelho lingual, também conhecido como aparelho invisível, é idêntico ao modelo fixo tradicional. É confeccionado em material metálico e tem fios e bráquetes, além de necessitar do uso de borrachinhas.

aparelho lingualA única diferença é que ele é colado na parte interna dos dentes, e isso possibilita que o paciente faça todo o tratamento sem que ninguém perceba que ele usa aparelho.O aparelho lingual corrige diversos problemas, mas como sua higienização é mais complexa, ele é mais indicado para pessoas que praticam esportes de alto impacto, como futebol e luta. Isso porque ele diminui os riscos de lesão no caso de o atleta receber uma pancada, por exemplo.

 

 

MARQUE AGORA MESMO SUA CONSULTA!

 

button agende pelo whatsapp

button agende pelo site 1

 

 

Alinhadores transparentes

Os alinhadores transparentes — também conhecidos como “aparelho invisível” —, são um dos modelos mais modernos existentes atualmente. Eles são confeccionados com a ajuda de softwares específicos, sob medida, de acordo com a arcada dentária do paciente.Dessa forma, eles se encaixam com perfeição na boca do paciente e por isso, seu uso é praticamente, imperceptível. Esse tipo de aparelho não exige que o paciente vá ao consultório com tanta frequência, pois a troca dos alinhadores — que são responsáveis pela movimentação dos dentes — é feita em casa mesmo, de acordo com as orientações do dentista.Além disso, os alinhadores transparentes são removíveis e devem ser retirados na hora das refeições e do higiene bucal.O aparelho invisível é bastante confortável, o que faz com que o investimento valha a pena, mesmo que o modelo seja mais caro que os demais. Esse modelo é indicado para casos mais simples de desalinhamento dentário.

As vantagens desse planejamento não se limitam a saber como será o tratamento completo. Um ortodontista que domina as técnicas deste aparelho, é capaz de saber quanta pressão é necessária aplicar em cada dente, de modo que ele mude sua posição, pois o programa simula digital e dinamicamente os movimentos dos dentes antes e depois da intervenção do dentista. A força é exercida em toda a superfície do dente e não apenas em um ponto específico, o que elimina os maiores problemas da ortodontia metálica tradicional, garantindo, dessa forma, que todos os dentes sejam adequadamente alinhados.

Expansor palatino

O expansor palatino é um tipo de aparelho pouco conhecido pela maioria das pessoas. Ele é utilizado para corrigir a mordida do paciente ou aumentar o tamanho do palato — céu da boca. É mais indicado para crianças, mas pode ser usado também por adultos, mas nesses casos, uma intervenção cirúrgica talvez seja necessária.

invisalign

 

   

 

 

 

Tratamentos

Contato

  • Endereço: R. Min. Viveiros de Castro, 32 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22021-01

  • Tels: (21) 2244-8190 | 98799-5352

© Dr Marcello O. Burlamaqui |Todos os direitos reservados.

 

 

 

Desenvolvido Por Igor Ramos tel: (021)96979-1126

www.000webhost.com