Limpeza e Periodontia

raspagem no dente 01

O que é Periodontia?

É a especialidade odontológica que trata e previne as doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).

O que é doença periodontal?

É uma infecção causada por bactérias que afeta os tecidos ao redor dos dentes e caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias e vai com o passar do tempo aumentando e absorvendo o osso de sustentação do dente.

A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, incluindo limpezas periódicas feitas pelo dentista.

O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

Como é o tratamento?

É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso. A doença periodontal pode deixar como sequelas alterações estéticas como deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos podem minimizar esses defeitos.

 

Aumento de Coroa Clínica

ACC

Durante a visita ao dentista, recebe-se a noticia de que é preciso fazer uma cirurgia chamada aumento de coroa clinica. O que isso significa? Para entender a necessidade dessa pequena cirurgia gengival é preciso, primeiramente, entender o conceito de Espaço Biológico Periodontal.

ESPAÇO BIOLÓGICO PERIODONTAL


O Espaço Biológico Periodontal é uma região que fica entre a base do sulco gengival e o topo da crista óssea alveolar, tendo de 2 a 3 milímetros. É importante que, ao se restaurar um dente ou fazer uma coroa, esse espaço seja respeitado, pois disso depende a saúde da gengiva. Antes de o dente ser restaurado é preciso recuperar o Espaço Biológico.

O QUE É AUMENTO DE COROA CLÍNICA?

É uma cirurgia que, geralmente, precisa ser feita para recuperar o Espaço Biológico Periodontal. O aumento de coroa clínica não é uma cirurgia específica, mas uma série de possíveis procedimentos que levam à recuperação do Espaço Biológico (aqueles 2 a 3 milímetros entre a margem da restauração ou coroa até o topo da crista óssea). Cada caso é um caso, então é preciso avaliar cada situação separadamente para se decidir qual estratégia será utilizada.

QUAIS OS TIPOS DE AUMENTO DE COROA CLÍNICA?

A recuperação do Espaço Biológico pode exigir vários tipos de procedimentos. Pode ser necessário remover só gengiva, pode ser necessário remover gengiva e um pouco de osso em volta do dente e, ainda, o dente pode ser “puxado” para fora da gengiva com o uso de aparelho ortodôntico. Às vezes a remoção do osso ao redor do dente é contraindicada por questões de estética, algo muito comum em dentes anteriores, por exemplo. Neste caso, ao invés de remover osso e gengiva, pode-se fazer a extrusão ortodôntica do dente / raiz. Durante o processo de extrusão (quem faz isso é o ortodontista), o dentista realiza sessões de fibrotomia e raspagem, com o objetivo de manter a margem gengival e a crista óssea em suas posições.

Fonte: Medo de Dentista. Disponível em: http://medodedentista.com.br/2016/09/o-que-e-aumento-de-coroa-clinica.html. Acesso em: 22/09/2016.

 

MARQUE AGORA MESMO SUA CONSULTA!

 

button agende pelo whatsapp

button agende pelo site 1

 

 

Gengivoplastia

gengivoplastia

 

Gengivoplastia, técnica essencial para alinhar e nivelar gengivas.

A gengivoplastia é parte essencial das transformações de impacto do sorriso. Não à toa, tratamentos com lentes de contato dental e facetas laminadas contam que este tipo de cirurgia gengival para nivelar e alinhar gengivas – procedimentos obrigatórios para alcançar resultados mais harmômicos e marcantes. E tanta badalação em torno da técnica tem, sim, razão de ser: os resultados costumam ser marcantes e indispensáveis.

 

Mas apesar das múltiplas utilidades desta técnica cirúrgica plástica gengival, é preciso estar atento às indicações corretas do tratamento. Cirurgias que resultam em gengivas desalinhadas e sem harmonia com lábios são frequentes. E para entender com esta técnica plástica-cirúrgica pode ajudá-lo, nada mais prático do entender como é realizada a gengivoplatia, passo a passo.

 

gengivoplastia passo a passo sorriso gengival

gengivoplastia passos

Sorriso gengival alto é uma das indicações para a cirurgia gengivoplastia

 

Indicações mais comuns.

  • pequenas correções de forma
    Rápidas e com pós operatório curto, as pequenas correções de gengivas são indicadas para corrigir curvaturas imperfeitas. O procedimento, comum, não requer planejamento e não necessita de suturas. 
  • nivelamento gengival
    O objetivo do nivelamento gengival é equalizar as alturas das gengivas entre si. Por exemplo: incisivos lateriais precisam ter as partes mais altas das gengivas com forma e altura semelhantes – e o memos segue para incisivos centrais, caninos e demais dentes da arcada dentária. 
  • alinhamento das gengivas com lábios
    Alinhar as gengivas com os lábios é essencial nos tratamento com laminados cerâmicos. E o resultado deste tipo de gengivoplastia é conferir ainda mais harmônia aos tratamentos odontológicos de impacto. 
  • correção do sorriso gengival
    A exposição exagerada das gengivas acima dos dentes ao sorrir ou até mesmo falar é denominado sorriso gengival. E quando as causas para este problema estético é o crescimento exagerado das gengivas sobre os dentes, a gengivoplastia é o tratamento indicado para recuperar a harmonia do sorriso pelo aumento das coroas dentárias. 
  • eliminação de gengivas hiperplasiadas (crescidas)
    O crescimento exagerado das gengivas pode ser o resultado da ingestão de determinados medicamentos, doenças como a leucemia aguda ou até mesmo consequência da respiração bucal crônica. Nestes indivíduos, a cirurgia plastica gengivoplastia, além da função estética, tem como objetivo facilitar a remoção da placa bacteriana durante a higienização dos dentes.

 

   

 

 

 

Tratamentos

Contato

  • Endereço: R. Min. Viveiros de Castro, 32 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22021-01

  • Tels: (21) 2244-8190 | 98799-5352

© Dr Marcello O. Burlamaqui |Todos os direitos reservados.

 

 

 

Desenvolvido Por Igor Ramos tel: (021)96979-1126

www.000webhost.com